Nova Délhi, 11 ago (EFE).- Os protagonistas da produção indiana "Aarakshan", que trata do controvertido tema das castas na Índia, tiveram que receber proteção policial, da mesma forma que as salas onde o filme estreará na sexta-feira, informaram meios de comunicação locais.
A exibição do filme, protagonizada por algumas das maiores estrelas de "Bollywood", como Amitabh Bachchan e Saif Ali Khan, foi vetada provisoriamente nos estados de Uttar Pradesh e Punjab.
A história de "Aarakshan" ("Reserva" em hindu) se passa em um colégio cujo diretor deve enfrentar o espinhoso assunto das reservas de postos nos serviços públicos que a Constituição indiana estabelece para algumas castas desfavorecidas.
Os diálogos e o argumento do filme provocaram a ira do Partido Republicano da Índia (RPI), formação próxima aos chamados "intocáveis", e fizeram com que os dois Governos regionais a proibissem por medo de distúrbios entre comunidades.
O filme recebeu o sinal verde do comitê de censura que revisa todas as obras cinematográficas do país, mas o diretor de "Aarakshan", Prakash Jha, reconheceu nesta quinta-feira que está disposto a realizar algumas mudanças para evitar polêmica.
Não é comum que "Bollywood" aborde temáticas sociais ou políticas em seus filmes, mas, desde o início da promoção de "Aarakshan", seus produtores jogaram a carta da controvérsia que agita o tema das castas na Índia.
FONTE:Yahoo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário